sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Faixa de areia engordada em São Pedro da Aldeia




O verão nas praias de São Pedro da Aldeia será mais movimentado este ano. A recuperação da faixa de areia de parte da orla da Lagoa de Araruama, cuja recolocação já teve início na Praia do Sudoeste, trará vários benefícios para o município, entre eles a fomentação do setor turístico. O desassoreamento da lagoa é fruto de uma parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que juntos estão retirando o material da Praia do Boqueirão por meio de um canal hidráulico. Além da Praia do Sudoeste, a areia remanescente será reinstalada ainda na Baleia, Ponta da Areia, Pitória e no Centro.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Luciano Pinto, a previsão é que sejam extraídas 20 mil m³ de areia da Praia do Boqueirão. O objetivo das obras _ esclarece Pinto _ é aumentar o fluxo de entrada e saída de água da lagoa, contribuindo ainda mais para a recuperação ambiental da laguna. 

Luciano Pinto diz ainda que a secretaria utilizará todos os recursos para que toda a faixa de areia seja recuperada entre 60 e 90 dias. A intervenção _ressalta o secretário_ contribuirá para dinamizar vários setores do município, principalmente o turístico. “A remodelação da orla das praias vai, sem dúvida nenhuma, aquecer a economia da cidade, já que proporcionará mais lazer para os turistas. O setor náutico é dos segmentos que também será beneficiado. Esses setores são vistos como de grande importância para o prefeito Carlindo Filho e a parceria com o INEA está nos permitindo desenvolvê-los ainda mais aqui na cidade”, concluiu o secretário.
                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário