segunda-feira, 12 de março de 2012

Marina Pública Flutuante em Arraial do Cabo




Entre cinco cidades, o município cabista foi escolhido para ser o primeiro a ganhar a construção da marina pública flutuante

ARRAIAL DO CABO (RJ) – Novidades não param de chegar a Arraial do Cabo.Agora uma Marina Pública Flutuante vai ser instalada na Praia dos Anjos. A ação é referente o Projeto de Fomento e Organização do Turismo Náutico do Estado, que visa construir marinas flutuantes em cinco municípios. E a cidade cabista será a primeira cidade a ser contemplada com o projeto.

            A marina de Arraial do Cabo vai comportar 120 barcos de médio porte, que ficarão atracados com total segurança. A Prefeitura Municipal será responsável pela manutenção e operacionalização da atividade. O projeto envolve geração de empregos, renda, desenvolvimento da indústria off-shore e melhorias na área do meio ambiente, além da realização de cursos de capacitação e qualificação para os empregadores. Serão aulas de receptivo e idiomas. O objetivo é incrementar o turismo nas localidades. O investimento total, de todas as marinas, para os próximos meses é de R$ 5 milhões.

Para o Secretário Turismo de Arraial do Cabo, Marco Simas, a cidade foi uma das escolhidas devido ao pronto atendimento feito, por parte do município, a todas as exigências feitas pela Secretaria de Estado.

- Além de muito bem divulgado, Arraial do Cabo vem atendendo todas as exigências da Secretaria de Estado e isso ajuda muito na escolha, aliás, fomos escolhidos para ser a primeira a cidade a receber a marina – explica Simas.

O Secretario informa ainda que antes da implantação da marina, um estudo de capacidade de carga, socioeconômico e ambiental vai ser feito pela CEPERJ (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro)

- Através desse estudo vamos saber quantas vagas vão surgir, quantas pessoas podem utilizar e entre outras coisas. É um estudo muito amplo que já está em sua etapa inicial – informa Simas. Acrescentando ainda que depois do estudo completo, a implantação da marina vai durar cerca de dois meses.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Ronald Azaro, aresponsabilidade ambiental do projeto está presente nos materiais utilizados na construção das marinas que serão flutuantes em PVC ou Polietileno e o piso, tipo deck de madeira plástica, 100% reciclável. O processo de construção é simples, seguro e econômico em relação ao sistema convencional, fixo de concreto. Todo o projeto tem baixo índice de risco ambiental e uma excelente eficácia no atendimento às embarcações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário