terça-feira, 27 de março de 2012

Semana Teixeira e Sousa: Abel Silva será o palestrante desta terça-feira




A programação da Semana Teixeira e Sousa contará, mais uma vez, com a presença ilustre de Abel Silva. Dessa vez, o famoso compositor da música brasileira, cabofriense, ministrará palestra na terça-feira, dia 27, às 20h, na Casa de Cultura José de Dome - Charitas. Abel falará do assunto que domina com maestria: “A Poesia na MPB”.
A programação da terça-feira, entretanto, tem início às 10h com a Oficina Literária na Praça Porto Rocha. Neste dia, tanto a Oficina, como a Tenda (a partir das 14h), terão participação expressiva da Rede Municipal de Ensino. Os alunos exibirão maquetes, varal de poesias, esquetes, apresentações musicais, entre outras atividades. O reforço na parte da tarde fica por conta da presença da arquivista Meri Damaceno, que contará “causos” de Cabo Frio.
À noite, acontece a apresentação da banda Raizeira, no Corredor Cultural do Charitas. Logo após, tem início a palestra de Abel Silva.
Abel Silva - Ao longo de sua trajetória, Abel Silva escreveu grandes sucessos da MPB, tem parceiros renomados e foi “cantado” por grandes nomes de nossa música. Formado em Letras pela UFRJ, hoje é professor da mesma faculdade e também da PUC. Também foi professor da Escola de Comunicação e editor de cultura do seminário Jornal Opinião e da revista de cultura Anima, onde colaborou ao lado de nomes como João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar, Ronaldo Bastos, entre outros. Escreveu o seu primeiro romance, “O Afogado”, em 1971, e o primeiro livro de poesias, “Asas”, em 1979.
A carreira musical teve início a partir da amizade com Fagner, na década de 1970. Da parceria nasceram duas canções: Sangue Pudins e Asa Partida. A primeira música de grande sucesso estourou na voz da cantora Simone. “Jura Secreta” lançou a cantora baiana e foi feita por Abel em parceria com a sua mais constante companheira nas letras que viraram cifras: Suely Costa. 
Na lista de composições está a carnavalesca “Festa no Interior”, gravada por Gal Costa e traduzida para diversos idiomas, “Espírito Esportivo”, “Baldes do Maracanã”, “Bumerangu” e “Cidade dos Brasileiros”, todas em parceria com Moraes Moreira; “Brisa do Mar”, “Entre o sim e o não”, “Homem Feliz” e “Simples Carinho”, com João Donato; “Quando o Amor acontece” e “Desenho de Giz” , com João Bosco; “Água na Boca”, com Tunai; “Promessas, promessas”, com  Francis Hime; “A família”, com Edu Lobo; “Asa Partida”,” Dúvida de Amor”, “Amor Escondido”, com Fagner, entre outras. Suas letras foram interpretadas por artistas como Elis Regina, Gal Costa, Simone, Ivan Lins, Zé Renato, Edu Lobo, Fagner, Maria Bethânia, Leila Pinheiro, Nana Caymmi, Nara Leão, João Bosco, Zizi Possi, Emilio Santiago e muitos outros.
Como reconhecimento pela sua contribuição à literatura e à música brasileiras, Abel Silva foi três vezes indicado ao Prêmio Sharp, sendo agraciado com dois deles. Possui mais de 300 composições registradas em seu nome.

Um comentário: