quinta-feira, 29 de março de 2012

Semana Teixeira e Sousa: Documento para reedição de livro é assinado


IMG_4133.JPG


Foi assinado no início da tarde desta quarta-feira, dia 28 de março, o Termo de Cooperação Técnica entre representantes da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura, e da Fundação Cultural Palmares. O evento aconteceu na Casa de Cultura José de Dome – Charitas, no dia em que se comemora o bicentenário de nascimento de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa. A assinatura do documento prevê a reedição do livro “O Filho do Pescador”, primeiro romance brasileiro escrito em 1843.

Compareceu ao evento, representando o Prefeito Marcos da Rocha Mendes, o Chefe de Gabinete Alfredo Gonçalves. Formaram, ainda, a mesa de cerimônia, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira Araújo; o Diretor da Fundação, Carlos Moura; o Secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia; o Subsecretário João Félix; e o vereador de Cabo Frio, Rogério do Laboratório.

Abrindo a cerimônia, o Secretário de Cultura José Correia agradeceu a presença dos representantes da Fundação Cultural Palmares:
- Hoje estamos dando um passo fundamental para a concretização do nosso grande sonho que é reeditar as obras de Teixeira e Sousa – disse o Secretário que entregou ao Presidente da Fundação uma Placa Comemorativa pelos 200 Anos de Teixeira e Sousa.

O Diretor Carlos Moura disse “ser uma obrigação proclamar Teixeira e Sousa como o primeiro romancista brasileiro” e Eloy Ferreira confirmou a intenção e falou sobre a necessidade de se difundir a obra do escritor cabofriense:

- Este gesto que estamos fazendo aqui hoje é marcante. Representa Cabo Frio querendo resgatar a sua memória e isso será uma contribuição nacional. Quero levar as edições publicadas sobre Teixeira e Sousa para o presidente da Biblioteca Nacional, além de divulgá-las em feiras literárias e bienais. É bom saber que aqui em Cabo Frio há um berço da cultura negra nacional – declarou.

                               IMG_4128.JPG

O Chefe de Gabinete Alfredo Gonçalves falou sobre a importância do documento:

- Nós, cabofrienses, precisamos fazer valer a força do nome de Cabo Frio perante a nossa Nação. Através desta assinatura, mostraremos a vida e a história de nossa cidade. Em função de tudo isso, queremos fazer da Semana Teixeira e Sousa o cartão-postal da cultura local, tornando este evento cada vez mais fortalecido no cenário e na mídia nacional.

Após, foi lido um resumo do Protocolo de Intenções assinado pela Prefeitura de Cabo Frio, representada por Alfredo Gonçalves, e pela Fundação Cultural Palmares, através do Presidente Eloy Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário