quinta-feira, 3 de maio de 2012

Araruama é destaque em publicação ambiental internacional





 O processo de recuperação da Lagoa de Araruama acaba de ganhar destaque na revista “HSBC Climate Partnership - Notes of five year journey”, publicação assinada por importantes entidades ambientais mundiais como Earthwatch Institute, Smithsonian Tropical Research Institute, The Climate Group, WWF e HSBC, que juntas, investiram cerca de 100 milhões de dólares no “HSBC Climate Partnership”, programa cujo objetivo é combater as urgentes ameaças das mudanças climáticas e inspirar ações de indivíduos, empresas e governos a investir em ações que reduzam os impactos em florestas, rios e cidades.
A última edição da revista traz uma matéria sobre a redução da poluição da Lagoa de Araruama. Ocupando duas páginas e com belas fotos, ela destaca a ação da WWF e do Consórcio Lagos São João (CILSJ) nos contratos de gestão de água e tem o título de “70 por cento menos poluição na Lagoa de Araruama - Brasil”. O texto diz que “Setenta por cento do esgoto bruto que entrava na Lagoa de Araruama, Brasil, agora está sendo capturado,  graças a quatro novas plantas de tratamento de esgoto que foram construídas no estado do Rio de Janeiro. Trabalhando com o Consórcio Inter-municipal Lagos São João,  a WWF ajudou a renegociar os contratos de gestão de água para desenvolver essas novas estações de águas residuais. Isto resultou em um aumento do número de turistas para a Lagoa de Araruama, conhecida como ‘jóia’ das lagoas do Brasil e que em 2010 foi palco de um Campeonato Mundial de Windsurf”.
Reeleito presidente do CILSJ em abril do ano passado para um mandato que termina em 2013, o prefeito de Araruama, André Mônica, lembra que a parceria das prefeituras e das concessionárias de saneamento que atuam no entorno da Lagoa de Araruama foram fundamentais para sua revitalização .
- Em parceria com o Governo do Estado e a concessionária Águas de Juturnaíba (CAJ), antecipamos grande parte dos investimentos em saneamento que estavam previstos, apenas, para 2016. Iniciamos, por exemplo, o cinturamento do Rio Mataruna, que era o que mais poluía nossa Lagoa na área de Araruama. Esta ação permitiu, inclusive, que o Governo Municipal ampliasse os investimentos de infra-estrutura na pavimentação e urbanização da Avenida Mário Vasconcellos, popularmente conhecida como Beira Rio. Com o cinturamento, o esgoto que desembocava no rio passou a ser desviado para a Estação de Tratamento no bairro Ponte dos Leites – explicou André, lembrando que o projeto da CAJ previa, ainda, a construção de duas barreiras de contenção de esgoto: uma antes da ponte alta (próximo ao Hospital Regional) e outra próximo ao PSF do Parque Mataruna. Esta última foi inaugurada em setembro do ano passado, com a presença do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, do sub-secretário Executivo do Ambiente, Luiz Firmino Pereira, e demais autoridades da região.

2 comentários:

  1. Parabens por vc ser uma profissional tao competente e atenada com o mundo.Fica com Deus sempre.

    MARCELO DO CIMI

    marcelo.paulo.zip.net

    ResponderExcluir