quarta-feira, 18 de julho de 2012

ITERJ e prefeitura de Búzios firmam convenio para regularizar terras em José Gonçalves



         A presidente do ITERJ - Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro, Mayumi Sonne, e nove técnicos do órgão, estiveram na última sexta feira em Búzios, para firmar um convênio com o município, a fim de dar início ao processo de regularização da Gleba 1 A, em José Gonçalves, desapropriada pela prefeitura desde janeiro de 2010.
Durante o encontro ele anunciou, em primeira mão, a desapropriação da Gleba 2 pelo Governo do Estado, atendendo a um pedido antigo da prefeitura de Búzios. Com isso, pelo menos duas mil famílias que residem em José Gonçalves poderão ter o título definitivo de posse da terra.
 Participaram do encontro os secretários de Obras, Saneamento e Habitação, Wilmar Mureb; de Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad; o subsecretário adjunto de Habitação, Ricardo Romano, além do presidente da Associação de Moradores do bairro, Reginaldo Carvalho de Souza, mais conhecido como ‘Chico’; e o presidente da Associação de Pescadores, Laércio Martins.
Antes do início do trabalho acontece um Seminário, em data ainda a ser marcada, na Escola Municipal Eliete Mureb, a fim de que os moradores tomem conhecimento do processo. Após o seminário terá início um cadastramento, a ser realizado de casa em casa por uma equipe de dez técnicos do ITERJ com o apoio de 20 pessoas da prefeitura, devidamente uniformizadas e com crachá de identificação.
Ricardo Romano orienta os moradores que procurem antecipar o cadastro, providenciando logo os documentos necessários: identidade, CPF, comprovantes de água e luz, bem como o contrato de compra e venda particular, se houver.
- Os moradores devem providenciar tudo e ficar tranquilos porque com o que vai ser feito, será o fim daqueles conflitos antigos de terra que existiam na área - afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário