segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Greve dos servidores provoca acúmulo de lixo nas ruas de Cabo Frio



Pelas ruas de Cabo Frio,  os problemas causados pela greve dos servidores municipais são inúmeros. A sujeira espalhada nas calçadas é consequência da paralisação dos funcionários da coleta de lixo.
Nos bairros, o acúmulo é ainda maior. Diversas sacolas estão em frente às casas. No Centro de Cabo Frio, a situação é um pouco melhor. Mas, mesmo assim ainda há pontos com lixo nas ruas. A cidade produz, por dia, 160 toneladas de resíduos.
Relembre o caso
A greve em Cabo Frio começou porque os servidores queriam a aprovação do orçamento de 2013, sem a emenda que reduz o valor dos gastos da prefeitura para o ano que vem. Para eles, isso compromete o plano de cargos e salários. O orçamento deveria ter sido votado na quinta-feira (6), mas a discussão foi adiada para sexta-feira (7) por conta de um erro no projeto: a falta de uma folha. A lauda era exatamente a que tinha os dados relativos ao pagamento dos servidores.
Nesta sexta-feira (7), 60 guardas municipais deveriam estar de plantão, mas eles não foram para as ruas trabalhar. A adesão à greve foi de 100% e os 275 agentes estão paralisados. Na saúde, o atendimento foi comprometido. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde em Cabo Frio,  pelo menos 60% dos funcionários estão de braços cruzados. No Posto Oswaldo Cruz, 80% dos funcionários contratados não apareceram. Alguns médicos não confirmaram se iam trabalhar e os pacientes tiveram que esperar.
No local, nenhum enfermeiro e técnico em enfermagem compareceu e vários exames e consultas foram desmarcados. No Posto de Atendimento Médico (PAM) no bairro São Cristóvão, parte dos funcionários do administrativo faltou, mas as consultas aconteceram normalmente. Nos corredores, a sujeira era visível uma vez que os empregados da limpeza não foram trabalhar.
Os funcionários do Serviço de Desenvolvimento de Cabo Frio (Secaf), paralisaram todos os trabalhos. Por isso, o recolhimento de lixo, retirada de entulhos e galhos não está acontecendo. Na Praia do Forte, o lixo produzido pelos bares e restaurantes está acumulado. Os funcionários de empresas terceirizadas da prefeitura apenas varrem e juntam o que está espalhado.
O Centro da cidade é o que está com a pior situação. O material descartado pelas lojas na noite de quinta-feira (6) não foi retirado. Às 9h desta sexta (7), com o movimento de abertura do comércio e a passagem de carros, o lixo foi se espalhando aos poucos. Além disso, o mau cheiro no ar incomoda quem passa pelas ruas.
Segundo a Secretaria de Educação de Cabo Frio, 90% das escolas estão com os trabalhos paralisados. A sessão extraordinária para definir o orçamento para 2013 terminou no fim da manhã desta sexta-feira (7).


fonte: http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/12/lixo-continua-espalhado-pelas-ruas-de-cabo-frio-rj.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário