quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Central de Marcação de Consultas está informatizado em Cabo Frio






Sistema informatizado acabou com as filas durante a madrugada

Os moradores de Cabo Frio já podem contar com a implantação do sistema informatizado, as pessoas não precisam mais dormir nas filas para conseguirem marcar as consultas, como era anteriormente, com o processo manual.

O novo sistema da Central de Marcação de Consultas está em funcionamento desde o dia 13 de janeiro e já contabiliza números positivos: foram 2468 consultas marcadas em 10 dias de utilização. Por dia, cerca de 240 pessoas tem as suas consultas marcadas. Com o novo sistema, todos os dados do modelo antigo foram migrados, e hoje, mais de 90 mil pessoas estão cadastradas.

O horário da marcação também mudou. Os funcionários agendam as consultas das 18h às 21h. Segundo o diretor administrativo do PAM, Antônio Marcos, desde então, não há mais aquela situação deprimente de antes.

- A informatização da marcação de consultas acabou com as filas durante a madrugada. Isso é coisa do passado em Cabo Frio. As pessoas não precisam mais se sacrificar daquela maneira como faziam antes. Chegam aqui, agendam seus horários e vão embora tranquilas para casa, sabendo que na semana seguinte serão atendidos pelo médico da especialidade que necessitam, afirma o diretor.

Outra novidade do sistema é o envio de SMS para os pacientes que marcaram a consulta. Um dia após a marcação, o sistema envia uma mensagem via celular para lembrar os pacientes da consulta, informando dia, horário e nome do médico com o qual será consultado. Desde a implantação do projeto, mais de 900 SMS já foram enviados aos pacientes.

O sistema de marcação de consultas já está sendo implantado também no bairro Jardim Esperança. Na próxima quinta-feira (31/01) começará o treinamento com os funcionários, para que na semana seguinte as pessoas já possam utilizar esse benefício.

Outro local onde a implantação está bastante adiantada é em Tamoios. Segundo o superintendente de informática da Secretaria de Saúde, Leonardo Vital, dentro de 30 dias o sistema estará em pleno funcionamento, integrado à Central de Marcação de Consultas do PAM, em Cabo Frio. O projeto de informatização da marcação de consultas prevê ainda este ano, a implantação do sistema em todas as unidades de saúde do município, incluindo todos os Postos de Saúde da Família.

9 comentários:

  1. BEM, VAMOS VER SE EU ENTENDI: A MARCAÇÃO DE CONSULTA ERA DO TEMPO DAS PEDRAS, SÓ PORQUE PASSOU PARA O TEMPO DOS TABLETS, NÃO PRECISA MAIS DE FILAS? EU JURO, QUE NÃO ENTENDI ESSE "
    DIAGNÓSTICO PRECOCE". SÓ PORQUE AGILIZOU O SISTEMA? NEM SEMPRE A INFORMATIZAÇÃO É SOLUÇÃO.
    SE O HORÁRIO DE MARCAÇÃO É ENTRE: "18:00 ÀS 21:00" E A MÉDIA DE ATENDIMENTO É DE: "CERCA DE 240 PESSOAS POR DIA", COMO É FEITO PARA NÃO TER FILA? TEM 240 ATENDENTES? OU SÓ VÃO 240 PESSOAS POR DIA? SEI NÃO! PARECE QUE A "FERIDA" AINDA, NÃO SE CATRIZOU. PARECE QUE A DOR AINDA NÃO PASSOU. EU VOU "CONSULTAR" ESSE "PACIENTE".
    QUAL É A QUANTIDADE DE CONSULTAS POR ESPECIALIDADES POR DIA, PARA QUE NINGUÉM PRECISSE FICAR NA FILA DURANTE A NOITE?
    CONTINUO SEM ENTENDER AGILIZAÇÃO POR CAUSA DE UMA "METAMORFOSE". ALGUÉM PODERIA ME EXIPLICAR, MELHOR?

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    1. QUEM GARANTE QUE VC QUE MARCOU A CONSULTA É O PRIMEIRO, O SEGUNDO, TERCEIRO ETC... OU SE ALGUM FUNCIONÁRIO ESPERTINHO MARCOU A VAGA NA SUA FRENTE PARA OUTRA(S) PESSOA(S)E VC NÃO CONSEGUIU MARCAR POR ISSO? VC NÃO ESTÁ VENDO, AFINAL AGORA É NO COMPUTADOR!CHIC NÉ! BOA SORTE SE CONSEGUIR UMA CONSULTA!

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  2. concordo com amigo acima... essa ferida realmente nao se cicatrizou, pois as filas ainda continuam e para se conseguir marcar uma ficha tem de chegar 12:00... agora imagine: De 12:00 As 18:00, ficarem mofando la....desculpe autoridades, mas nao mudou em nada!!!!

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    1. POIS É,ANÔNIMO", "MODELO MODERNO", PROBLEMA MODELO ANTIGO. EU NÃO CONSEGUI LER A "BULA" ACIMA COM CLAREZA.
      AGORA, ENQUANTO ESSE POVO, NÃO PARA DE OLHAR PARA TRÁS E NÃO SEGUIR O SEU CAMINHO, COMO DEVE SER, AO INVÉS DE FICAR O TEMPO TODO, QUERENDO SER MELHOR(SERÁ?), DO QUE A DO GOVERNO ANTERIOR.... ISSO, VAI DAR CERTO?
      EU ASSITO TODOS OS JOGOS DA CABOFRIENSE(QUE TORTURA!), NO MARAVILHOSO CORREÃO, SE A SAÚDE DE CABO FRIO FOR MELHOR QUE A DO GOVERNO MM.

      OBRIGADO,ANÔNIMO PELO CORREÇÃO. DEIXEI O CI DO CICATRIZOU NA FILA DE MARCAÇÃO.
      COMO DIZ O NOSSO AMIGO QUE GOSTA DO SOTAQUE DE ROMA(AFF! SÓ JESUS!), ESTOU POSTANDO COMENTÁRIO DO IPHONE NA CLARIDADE, DEU NISSO!

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  3. GALERA, QUEM SABE: O "ACABOU AS FILAS".... DE REPENTE, UM ATRÁS DO OUTRO, DO OUTRO E DO OUTRO,DO OUTRO..... NÃO É MAIS CHAMADO DE FILA NA TERRA AMADA. TALVEZ TENHA MUDADO DE NOME.


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  4. Sim , mas as pessoas como os politicos continuam conseguindo marcar sem ir no galpão

    Carlos Eduardo

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  5. Se a secretaria de saúde implementasse um sistema como esse aqui www.consultapontual.com.br, onde os pacientes efetivamente não precisam enfrentar nenhuma fila "física" pois o processo é feito via internet pelo próprio paciente, talvez o problema fosse no mínimo minimizado. Fica a minha dica aos gestores.

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  6. Mais uma coisa: eu ainda não sabia do novo horário de marcação e cheguei lá no dia 30/jan/13 às 6h30 (da manhã) e já tinha gente esperando lá para poder conseguir marcação às 18h, ou seja, iriam esperar o dia TODO!
    Então esperar durante o dia deve ser um pouco melhor que esperar o dia todo, pois tem um "solsinho" para esquentar...

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  7. Li a reportagem toda, e não é bem isso que a matéria retrata não, eu e minha família somos dependentes do SUS, e fomos marcar consulta para minha mãe no dia do idoso que foi na quarta (agora voltou para a quinta), cheguei às 15 horas da tarde, as quatro fileiras de cadeiras estavam ocupadas de idosos e gestantes e eu e minha mãe que é idosa ficamos numa fila em pé por não ter mais cadeiras para sentar. Ficamos duas horas em pé com a temperatura alta que fez no dia, minha mãe não suportou ficar em pé com aquele calor e quase desmaiou, saímos da fila as 17 horas sem conseguir marcar a consulta dela. Na segunda-feira do dia do dia 21/01/2013, eu fui para o galpão às 09 da manhã e já tinha gente nas cadeiras aguardando para marcar a ficha às 18 horas. Fiquei lá sem almoço até as 18 horas, eu e muita gente que foi, só assim consegui agendar a consulta para o cardiologista para minha mãe ir. No dia 28/01/2013 ela foi consultada. Só mudou o horário, continua o mesmo sofrimento. Não acabou com as filas, a única coisa que mudou foi o papel que sai impresso. Se for lá 18 horas não consegue agendar pq já tem muita gente sentada e em pé na fila. Só vai acabar com a fila, quando a consulta for pelo telefone, aí sim acabará com as filas.

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