sexta-feira, 28 de junho de 2013

Hospital da Criança inaugura Serviço de Imagem, Lactário e Sala de Vacinas

Fotos: Til Santos



O Hospital Municipal da Criança, em Cabo Frio, ganhou novas instalações na última quarta-feira, 26 de junho. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Alair Corrêa, de secretários municipais, vereadores, médicos e moradores da comunidade, que aproveitaram a inauguração do Serviço de Imagem, do Lactário e da Sala de Vacinas para comemorar os quatro anos do hospital.

- São avanços para a saúde do município. Estou muito feliz em poder estar fazendo parte deste sonho, disse a médica Dair Mara Cortat, diretora geral do Hospital da Criança durante uma apresentação das melhorias realizadas no hospital desde janeiro.

De janeiro até agora, a equipe médica do Hospital da Criança já realizou 3.465 consultas em várias especialidades. Se até o final do ano passado, a unidade oferecia apenas cirurgias, atendimento pediátrico e puericultura, hoje são mais de dez especialidades, entre elas: neurologia infantil, neuropediatria, pneumopediatria, puericultura (consulta de rotina de 0 a 1 ano), hebiatria (medicina do adolescente), nutrição infantil, anemia falciforme, fisioterapia, reumatologia infantil, dermatologia infantil, otorrino, endocrinopediatra e ambulatório de cirurgia infantil. O hospital também passou a confeccionar o cartão do SUS, ganhou um posto de coleta de exames laboratoriais, e em parceria com a secretaria municipal de Educação oferece a “classe hospitalar”, para que as crianças não percam os conteúdos durante a internação.

- Fizemos uma pesquisa recentemente e o Hospital da Criança aparece com 92% de aprovação. Estamos trazendo novos serviços, mas as melhorias não vão ficar por aqui. Vamos investir em outras unidades de saúde do município, como o Hospital do Jardim Esperança, e vamos continuar com esse compromisso de melhorar sempre mais, disse o prefeito Alair Corrêa.

Além de atender os pacientes internados no hospital, evitando que eles sejam deslocados para a realização de exames de radiologia em centros de referência do município, o Serviço de Imagem também irá atender os pacientes do ambulatório e aqueles encaminhados por outras unidades de saúde de Cabo Frio. A implantação do Lactário, uma unidade destinada ao preparo, esterilização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis, é uma exigência para as unidades de saúde que têm atendimento pediátrico e segue rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico. A outra novidade é que a partir de agora, quando receber alta médica, toda criança internada no hospital, irá retornar para casa com o cartão de vacinação atualizado.

A vacinação também estará disponível para as crianças atendidas no ambulatório.  O pediatra Paulo Louro, subsecretário especial de Saúde da Criança, explica que as próprias crianças do bairro podem procurar o hospital para atualizar o cartão de vacinação.

- É um serviço que estará disponível para toda a comunidade. Se os pais tiverem alguma dúvida em relação ao cartão de vacinação, podem procurar o hospital para colocar a vacinação em dia. É fundamental que os pais tenham consciência da importância da vacinação em dia para a saúde dos seus filhos, explicou o pediatra.
Durante a inauguração, crianças e adolescentes que participam do CRAS – um projeto da secretaria municipal de Assistência Social – fizeram uma apresentação musical para os participantes e cantaram parabéns pra você em comemoração ao aniversário de 4 anos do hospital.

Agora, as próximas metas são: a implantação da Unidade de Pacientes Graves - UPG -, e a ampliação da capacidade de internação do hospital, que hoje conta com 22 leitos, e que deve ser ampliada para 40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário