segunda-feira, 29 de julho de 2013

Menino de Cabo Frio que fez o Papa chorar - entrevista exclusiva


Quem acompanhou a Jornada Mundial da Juventude se emocionou com a iniciativa bem sucedida de um menino de apenas nove anos, que conseguiu furar o cerco da segurança e se viu nos braços do Papa Francisco. 

Esse garoto admirável é de Cabo Frio,  morador do bairro Jd. Caiçara e chama-se Nathan de Mello Brito. Uma oportunidade rara de abraçar, beijar e falar com exclusividade ao Pontífice, que lhe respondeu com atenção. E desde então, tudo mudou. O menino virou celebridade, mesmo sem gostar da ideia:
- Eu não sou celebridade - disse ele. A estrela é Jesus e o Papa, eu não - respondeu desconcertando a repórter. 

Mas o que então disse ele ao Papa, naquele momento exclusivíssimo:
- Eu disse pra ele que eu quero ser padre - explicou. E segundo Nathan, Francisco I o respondeu de forma ainda mais surpreendente:
- Ora por mim que eu oro por você - pediu o mais importante padre da Igreja Católica, de forma despretensiosa, ao ouvido desse garoto cheio de atitude.

Ao deixar a conversa pública, vista pelo mundo inteiro, Nathan chorou copiosamente com as mãos no rosto. O Papa viu e foi às lágrimas, fato testemunhado pelos seguranças que o protegiam. Uma cena que emocionou até o mais cético dos ateus. Como explicar essa emoção? 

A mãe, Ana Paula de Mello Brito, de 35 anos, uma católica praticante que frequenta missas diariamente, a fé é a explicação:
Devoção de família
- Pedi a N. Sra Aparecida que o Papa visse meu filho nessa multidão. Eu estava com uma pequena imagem dela nas mãos quando o papamóvel se aproximava e então eu pedi com fé - confessou a mãe devota da santa.

Tamanha devoção começou antes dele nascer, aliás, o nascimento do menino esperto e decidido, segundo disse, foi uma graça alcançada depois de uma promessa:
- Tive toxoplasmose. Sonhava engravidar, mas a doença me impedia. Sempre que via uma grávida pedia a Deus que me abençoasse com essa graça. Fiz uma promessa para ela (N.Sra. Aparecida) e um ano depois eu engravidei de Nathan. Quando ele nasceu, com apenas cinco meses, eu o levei à Basílica de Aparecida (Aparecida do Norte - S.P), onde fiz a travessia da passarela ajoelhada, com ele no carrinho, para ela o abençoar e pagar minha promessa  - disse Ana, esclarecendo que o nome significa presente de Deus, uma escolha proposital. 
Todos querem abraçar Nathan

Mas quem pensa que o pequeno Nathan foi tomado pela empolgação, engana-se. O menino disse que antes de estar com Papa, já desejava ser do sacerdócio:
- Quero ser padre desde os meus sete anos de idade. Depois que eu falei com ele eu tive certeza no meu coração. Foi muito emocionante, por isso eu chorei demais. Tocou fundo meu coração - repetia.
Sobre as tantas mudanças depois desse gesto, como está a vida?
- Foto, entrevista, todo mundo fala comigo. E aumentou minha responsabilidade também - declarou num tom inusitadamente precoce.

Responsabilidade? Como assim? (quis saber mais).
- Agora tenho que ser um menino melhor. Não posso ser malcriado e ser mais amigo - respondeu com a ajuda do "paidrasto", ressaltando que já é um bom amigo.

reconhecido nas ruas
Para Aguinor Carlos de Oliveira, de 50 anos, o "paidrasto" também católico fervoroso, o sacrifício de acampar duas noites seguidas, valeu  a pena:
- Ficamos sábado e domingo dormindo no calçadão da praia em saco de dormir. Passamos frio, ficamos muito cansados, foi bastante difícil, mas valeu a pena. Estou muito feliz - comemorava. 

8 comentários:

  1. Renata, valeu a reportagem e a minha foto, dando um abraço no nosso Menino!

    ResponderExcluir
  2. Renata obrigada pela reportagem emocionaaaaaaaaaante. Este garotinho só poderia mesmo ter vindo de uma cidade abençoada como a NOSSA CABO FRIO.Que DEUS abençoe sempre muito este menininho NATTAN e que se for da vontade de CRISTO que ele vá ao SACERDÓCIO, mas aqui no meu coração, precisamos de mais menininhos como este para levar sob o AMOR DE CRISTO à formação de famílias que os tenha como PAI, ali também estará Jesus e assim como o PAPA pediu a troca de orações é para que num FUTURO, DEUS o encaminhe para sua OBRA, no sacerdócio ou na família... DEUS estará presente nesta orientação..

    ResponderExcluir
  3. Alex Martin - Porto Alegre/RS30 de julho de 2013 às 17:10

    Um dos maiores testemunhos de Fé, de amor ao Nosso Senhor Jesus Cristo, de amor ao Santo Padre e à Igreja Católica. Um exemplo a ser seguido por todos, adultos e crianças. Uma verdadeira aula de catequese.
    Desde aquele dia tenho colocado seu nome em minhas orações diárias, e nas intenções das Santas Missas que participo.
    Eu admiro muito esta criança, e com a graça de Deus quero um dia poder conhecê-lo pessoalmente.

    ResponderExcluir
  4. concordo é uma criança muito feliz com atitudeeeeeeee

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meu querido vc emocionou o mundo a irma do Papa Maria Elena viu a cena ela chorava,eu chorei muito ...pois ainda acredito em Deus ...Meu querido vc é um menino iluminado ...Que Deus te abençoe e o santo Papa Francisco tb.
    bjos meu amado fica sempre com Deus

    ResponderExcluir
  6. Foi a realização de um sonho, que dá início à realização de um sonho maior.
    Pergunto: O que você já fez para realizar o seu sonho? O que você seria capaz de fazer para a realização do deu sonho? Nathan está lhe mostrando o caminho; SIGA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Venhor através deste solicitar/pedir que, nos desse a graça de publicar em seu conceituado jornal a materia que sei que a puocos serão esquecidos com tempo, mas pra população riostrense católica será sempre um marco inclusive no seu jornal...

    Me chamo Luiz Paulo minha esposa Carolina e meu filho Miguel, fomos a missa de domingo 28/07 em Copacabana para Jornada Mundial da Juventude assistir a missa presidida pelo Santo Pontífice Francisco e para nossa surpresa fomos surpreendido em sua passagem no papa-móvel passando na nossa frente onde parou o carro acenou para o meu filho Miguel, onde um voluntário "Rennan "da jornada mais que depressa tomou ele dos meus braços e o entregou a nossa santidade, fomos tomado de uma emoção tão forte e sem explicação, e as pessoas ao nosso redor mais ainda pois só havia ali naquele momento meu filho de criança... ele foi filmado nos braços do papa antes da missa de domingo em Copacabana , esta no vt do jornal da globo foi muito bom pra minha família ter um filho abençoado pelo pontífice Francisco nossa santidade o papa... queremos compartilhar desse momento com o nosso povo da região dos lagos ...e agradecer seus avós Daniel e Terezinha que proporcinaram este momento a minha família...somos de Rio das Ostras RJ participamos ativamente da Matriz de São Benedito e da Paróquia de São Miguel Arcanjo de Costa Azul - Rio das Ostras ... a filmagem foi aos 45 segundos... meu e-mail: luizpaulos@bol.com.br

    http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/entrevista-exclusiva-do-papa-francisco-repercute-entre-pensadores/2723195

    ResponderExcluir
  8. Eu estava assistindo a tv naquele momento me emocionei e ainda me emociono ao rever aquela cena.É assim que deus fala aos homens. Nattan, eu não sabia o que vc tinha dito ao Santo Padre, mas foi o abraço mais lindo e emocionante que vi durante toda a transmissão da jmj.Você pode contar com as minhas orações e que deus faça de vc um santo padre.
    Oração:Senhor,multiplica as vocações sacerdotais,concede à tua Igreja sacerdotes que concorram eficazmente para a salvação das almas com o fervido anuncio da divina palavra e com operoso testemunho da caridade.Amem .

    ResponderExcluir