segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dia Nacional de Luta da População em situação de Rua terá evento em Cabo Frio


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio, por intermédio do Departamento de Proteção Social Especial e em conjunto com o Centro de Atendimento a Moradores de Rua (CAMOR), realiza nesta quarta-feira (21/8) um evento que marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A mobilização acontecerá no Largo Santo Antônio, no Centro de Cabo Frio, das 9h Às 16h.

A programação terá início com a apresentação da Orquestra Lírio dos Vales, com a execução do Hino Nacional e o Hino de Cabo Frio, além de algumas músicas. Em seguida, às 10h, os adolescentes do CRAS Manoel Corrêa farão uma apresentação de capoeira e violão. No período da tarde, o evento continuará com a participação do Professor Gabriel, instrutor de dança de salão do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e a dançarina Tatiana.

Às 14h, o ritmo será o hip-hop, e às 15h, as crianças do CRAS Monte Alegre mostrarão o belo resultado das oficinas de balé numa bonita apresentação. Além da programação cultural, os profissionais do CAMOR e CREAS farão uma panfletagem, distribuindo material informativo, com informações sobre os serviços oferecidos pelo centro. Haverá ainda uma tenda da beleza, que oferecerá cortes de cabelos; e também uma tenda onde profissionais da saúde realizarão serviços como aferição da pressão arterial e glicose, e ainda, informações sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Sobre o CAMOR

O Centro de Atendimento a Moradores de Rua (CAMOR) é uma casa de passagem que atende pessoas adultas de ambos os sexos, que vivem em situação de rua em Cabo Frio. O usuário é atendido por psicólogo e assistente social que tentam contato com familiares e, consequentemente, o retorno dessa pessoa à família. No caso de morador de outra cidade, a SEMAS viabiliza a passagem de retorno. Segundo dados do CAMOR, 90% dos casos são de pessoas de outras cidades.

De acordo com o regimento do centro, moradores de outras cidades podem permanecer no CAMOR por até 72 horas. Já os moradores de Cabo Frio, no máximo, três meses. Alguns casos específicos podem ter o prazo estendido, dependendo da situação. O CAMOR oferece uniforme, material de higiene, quatro refeições diárias, atendimento psicossocial, atualização de documentação e encaminhamento para mercado de trabalho através do SINE. Depois de empregado, o usuário continua sendo acompanhado por um assistente social até que esteja totalmente emancipado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário