terça-feira, 24 de setembro de 2013

Incêndio na APA do Pau-Brasil tem suspeito, mas vereador e população desconfiam

Chamas eram vistas de longe

Devastação a perder de vista

Paulo Roberto Araújo e Renata Cristiane. Fotos Alessandro Teixeira

Um homem negro, alto, de 55 anos presumíveis e que mora há seis meses no alto de uma mangueira é o principal suspeito de ser o responsável pelo incêndio que destruiu, no sábado, a mata numa área com cerca de 250 mil metros quadrados na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil, no Peró, em Cabo Frio. 

O suspeito fez uma pequena fogueira próximo da mata para preparar seu almoço e acabou provocou o incêndio no Dia da Árvore.

Jabuti carbonizado
Segundo o chefe do Parque Estadual da Costa do Sol e APA do Pau-Brasil, Sérgio Ricardo Soares, quando as equipes de combate a incêndio chegaram ao local, entre a RJ-102 (Estrada do Guriri e Praia do Peró), o suspeito assumiu a culpa e logo depois desapareceu. O vento forte e a vegetação de taboas, de fácil combustão, atrapalharam o combate ao fogo, que mobilizou os bombeiros de Cabo Frio e Búzios e 15 guardas-parques.

Ainda no sábado, a empresa Costa Verde, que está fazendo um empreendimento imobiliário no local, registrou uma queixa de crime ambiental na Delegacia de Cabo Frio. O chefe da APA fez um relatório técnico sobre o incêndio e vai apresentá-lo nesta terça-feira ao diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas da secretaria estadual do Ambiente, André Ilha.

Sérgio Ricardo disse que a empresa Costa do Sol será responsabilizada por não manter uma brigada de incêndio numa área de proteção ambiental onde os incêndios florestais são freqüentes. A mesma região foi castigada por uma queimada no dia 6 de setembro de 2010 e outra em 6 de setembro de 2011.

Desolação
A empresa Costa Verde está construindo um condomínio de casas de luxo entre a Estrada do Guriri e a Praia do Peró. Embora licenciadas pelo Inea, as obras foram embargadas na semana passada pelo prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PP). Só serão retomadas, segundo o prefeito, se forem atendidas todas as exigências ambientais e se houver um compromisso formal do grupo de iniciar a construção, na outra extremidade da área do Club Med Peró.
-- O grupo responsável pelo empreendimento não cumpriu o compromisso inicial de construir o resort, em área degrada, e somente depois iniciar as obras do restante do empreendimento -- disse o prefeito.


Vereador e população desconfiados

A população e o vereador cabofriense Achilles Barreto (PSB) desconfiam da versão inicial. Achilles que está acompanhando a situação do incêndio de perto desde a noite de sábado, quando o crime ambiental foi cometido, esteve no local durante a queimada, conversou com moradores, bombeiro e procurou imediatamente a delegacia de Cabo Frio para fazer um registro de ocorrência, que já tinha sido realizado pelos responsáveis pela APA.


O vereador levanta suspeição da primeira versão apresentada, seguindo a desconfiança da própria população da cidade, em especial, quem mora nas proximidades, que demonstram dúvidas sobre o homem apontado como suspeito, visto que a queimada aconteceu logo após impasse envolvendo a construção de loteamento de luxo e resort europeu. Na última semana, a obra foi embargada pela prefeitura.

A moradora Marcia Oliveira, também desconfia da versão de que o incêndio foi provocado por um homem que queria cozinhar e denuncia covardia:
O que sobrou

- Estão botando a culpa num homem que morava ali dentro, mas não foi o que soubemos por aqui. O que se comenta é que viram várias pessoas entrando na mata com garrafas na mão e logo depois começou o fogo. Foi muito rápido. Estranho que aconteceu justamente depois dessa briga toda para parar essa obra do condomínio de luxo. Eu acho que tem alguma coisa de errado. Um absurdo, uma covardia. Tem tanta espécie nativa que foi sacrificada. Isso tem que ser investigado com seriedade - disse ela em tom de revolta.

O laudo pericial está em aberto. A perícia da Polícia Civil ainda não divulou informações conclusivas sobre o fato. A expectativa que seja apresentado nesta terça-feira (24).

- Estive conversando com bastante gente. Os bombeiros informaram que durante a ação, nada foi encontrado que pudesse comprovar um incêndio criminoso, mas estamos atentos. Hoje (24) vou à delegacia ver o laudo conclusivo e somente depois poderemos afirmar se foi ou não criminoso. Antes disso seria irresponsabilidade - explica.

Barreto entende e concorda com desconfiança da comunidade:


Achilles vistoriando incrédulo
- Realmente tenho que concordar que é muito estranho que depois de toda essa discussão do embargo da obra, um incêndio dessa grandeza ocorra exatamente na área prevista para construção do loteamento de luxo. Cerca de 80% da área afetada pelo fogo fica no local que querem transformar em empreendimento imobiliário. Quero deixar bem claro que não vamos deixar barato essa situação. Estou acompanhando bem de perto - esclarece o vereador.

2 comentários:

  1. Parabéns ao vereador Achilles, ele é um dos únicos se não o único vereado preparado para o cargo, além disso é uma pessoa de caráter, coisa que falta na maioria dos atuais vereadores.
    Conheço a maioria e posso falar que são muito despreparados paa o cargo.

    ResponderExcluir
  2. ACHO MUITO ENGRAÇADO O INTERESSE DE POLÍTICOS QUANDO A DEVASTAÇÃO COMEÇOU NOS QUE SOMOS MORADORES PEDIMOS AJUDA NENHUM POLÍTICO ESCUTOU .OS TRABALHADORES QUE TINHAM BARRACA FORAM OBRIGADOS A SAIR O POUCO QUE TINHA DE MATA FOI A BAIXO E NADA FOI FEITO AGORA DEPOIS DE TUDO DESTRUÍDO ELES APARECEM O BAIRRO VILA DO PERÓ QUE FICA DE FRENTE ESTÁ ABANDONADO AS RUAS AS ESCURAS SEM ASFALTO SEM SANEAMENTO, ESTOU ESPERANDO O CAMINHÃO LIMPA FOSSA JÁ UM BOM TEMPO MINHA RUA SÓ TEM 3 POSTES E PAGO ILUMINAÇÃO PUBLICA ENTÃO SENHORES POLÍTICOS JÁ QUE ESTÃO PREOCUPADOS COM AS QUEIMADAS QUE TODO ANO FAZEM NO LOCAL OLHEM PARA O BAIRRO QUE FICA EM FRENTE ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .

    ResponderExcluir