segunda-feira, 17 de março de 2014

Começa demolição de quiosques e revitalização da orla da Prainha em Arraial do Cabo

Todos os 31 quiosques serão demolidos, dando espaço para novas estruturas, conforme determinação do MPE


Diogo Reis (texto e fotos)

Estandes de sorvetes já foram retirados
Começou nesta segunda-feira (17) a demolição dos 31 quiosques na orla da Prainha, em Arraial do Cabo. A ação faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) determinado pelo Ministério Público Federal em toda Região dos Lagos. Além das demolições, as prefeituras deverão recompor o ambiente com vegetação nativa. As primeiras estruturas removidas foram os estandes do calçadão. Os trabalhos na orla serão contínuos, por essa razão, a Avenida Alfredo Dante Fassini está interditada para facilitar a obra.


Secretário Marcelo Adriano
"Começamos pelos estandes porque estamos tentando dar tempo hábil aos quiosqueiros para retirar e reaproveitar o material dos quiosques. Queremos evitar prejuízos. Nesse momento todas as atividades estão cessadas, mas estamos estudado uma estrutura móvel para eles continuarem trabalhando", disse o secretário Marcelo Adriano de Oliveira. 

Enquanto a retirada acontece, as atividades estão cessadas. Nenhum quiosqueiro trabalha na orla, mas a prefeitura promete estudar viabilizar a tempo do feriado da Semana Santa uma maneira provisória.

"Entendemos que é um dos pontos mais visitados e precisamos que eles possam atender a população e os visitantes todos os dias até terminar os trabalhos", explicou.

Está prevista  revitalização da restinga que foi invadida pelas casuarinas e, com o novo projeto, um reordenamento também será feito. Não serão mais permitidas mesas e cadeiras na faixa de praia, elas deverão ficar na área urbanizada. Os ambulantes continuarão na praia, mas os estandes serão removidos. Para os pescadores serão reservadas seis salas para guardar os equipamentos e uma cozinha para poder beneficiar o mexilhão. Uma área da areia será reservada para as embarcações.


Para a quiosqueira, Leniza Lima Chaves, a obra na orla vai ser boa, inclusive, para os negócios. "Estou achando bom. A praia está mesmo precisando de melhorias, porque está muito desorganizada e precisa de um padrão. Vou aproveitar o material daqui para reformar minha casa para guardar o material do quiosque. Tudo está muito claro com a prefeitura e vai ficar muito lindo", disse a dona do quiosque que trabalha há três anos na Prainha.


Uma parte da areia será reservada para embarcações


Quiosqueiros retiram as telhas

Ordem Pública está atuante no processo

Avenida está interditada por causa da obra

Quiosqueiros retiram o que podem da orla

Projeto dos novos quiosques

Revitalização da orla também está prevista





Nenhum comentário:

Postar um comentário