quinta-feira, 6 de março de 2014

Dormitório das Garças e Hotel La Plage, em Cabo Frio, passam por vitoria da PM Ambiental

Objetivo é avaliar possibilidade da volta da UPAM na região e a solução para o problema do esgoto na Praia do Peró


Coronel Padrone percorreu todo o parque

Cabo Frio está próxima de sediar uma Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM), no Parque Municipal Dormitório das Garças, que fica na Avenida Wilson Mendes, na altura do bairro Monte Alegre. O coordenador de Combate aos Crimes Ambientais da Secretaria Estadual do Ambiente, coronel José Maurício Padrone, está na cidade vistoriando a área e avaliando a viabilidade técnica da área para a instalação da unidade. Além disso, ele vai vistoriar o Hote La Plage, no Praia do Peró, que construiu de forma irregular, uma fossa, que está vazando esgoto e poluindo o mar.


Ele visitou ate as áreas vandalizadas

De acordo com o coronel Padrone, o Dormitório das Graças tem tudo para sediar a UPAM. "O bom do local é que ele fica bem localizado, pois fica em uma avenida estratégica, e também às margens do Canal Itajuru. Isso facilita a saída das viaturas pela água e pela terra, dando mobilidade à fiscalização", disse o coronel. 


Segundo Padrone, o novo secretário estadual de Meio Ambiente, Índio da Costa, determinou como prioridade a instalação de uma UPAM na Região dos Lagos para policiar as áreas que ficaram descobertas com a desativação dos postos do antigo Batalhão Florestal da PM de Paria Seca, em Araruama, e de Barra de São João, em Casimiro de Abreu.

O Dormitório das Garças já foi alvo de vândalos
A nova unidade, que vai atender os municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios e Casimiro de Abreu, será formada por 22 homens e terá a sede em posição estratégica para fiscalizar o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), que é a unidade de conservação mais visitada do estado. Os policiais também vão garantir a preservação do Dormitório das Garças, que é um espaço para pesquisas de reprodução de animais e aves marinhas. 


Ele acredita que o espaço é ótimo para implantação
da UPAM/ Fotos Luciano Moreira

"Trata-se de um projeto que já tem verba para ser realizado. Além disso, está sendo muito bem recebido pela Prefeitura, Polícia Militar Ambiental, Inea e demais instituições. A prioridade da UPAM será atender ao PECS, mas os agentes vão atuar em toda a Região dos Lagos na repressão aos crimes ambientais numa região que tem a natureza como seu principal produto turístico", disse Padrone.


Índio da Costa quer solução para Praia do Peró



O coronel Padrone aproveitou a vinda a Cabo Frio para ir ao Peró fiscalizar um hotel que teria feito uma fosse irregular, responsável pela contaminação por esgotos de um trecho de cem metros da praia. Segundo ele, o secretário Índio da Costa esteve na cidade e não gostou de saber do caso, exigindo solução. Com sete quilômetros de extensão, as águas da praia têm índice de poluição zero por não receber contribuição de galerias de águas pluviais, rios e canais. O hotel que fez a obra foi o La Plage, que fica na orla.

Sérgio Ricardo Soares

"Uma obra irregular não pode comprometer a qualidade da água de uma praia que é apontada pelos testes de balneabilidade do Inea com uma das mais limpas do litoral fluminense. Vamos visitar o hotel e conversar com o proprietário. Não queremos interditar o empreendimento, mas é preciso ter uma solução para o caso. Queremos que ele faça alguma coisa para sanar o problema", disse o coronel Padrone.

Sérgio Ricardo Soares, chefe do Parque Estadual da Costa do Sol, que acompanhou toda a vistoria, explicou que em fevereiro foram feitas duas coletas, que mostraram que o trecho está balneável. Mas, a área só vai sair da indicação de "impróprio" a partir da terceira coleta consecutiva com resultado positivo.
De acordo com a concessionária Prolagos, imóveis situados em áreas desprovidas de rede de esgoto, como é o caso do hotel, devem contar com o sistema próprio de fossa, filtro e sumidouro, cuja manutenção também é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Apesar de não ser atribuição da concessionária, a Prolagos, segundo nota da concessionária, presta apoio, sempre que solicitada, aos estabelecimentos, para a limpeza e manutenção desses sistemas individuais.

"Eu não tenho saída de esgoto para praia"

Carlos Cunha conversa com o coronel Padrone/ D. Reis
O proprietário do Hotel La Plage, Carlos Cunha, afirmou que o empreendimento dele não tem saída de esgoto para praia. "A saída é para o fundo do hotel. Tem poluição na praia e isso me entristece. Eu vendo praia e não vou sujar meu aplicativo e atrativo. Neste verão tive hospede que cancelou a reserva por causa dessa denúncias de poluição", disse o empresário.

Segundo ele, o Hotel La Plage conta com sistema de fossa, filtro e sumidouro em suas dependências, sistema este que está em perfeito funcionamento e com a vazão adequada para os quartos.

"Anos atrás, a direção do hotel solicitou autorização à Prefeitura para ligar o sistema de saneamento à rede que havia sido construída para atender os quiosques do calçadão. Com a autorização concedida, a obra foi feita, porém, ao ligar a conexão o volume de esgoto foi superior ao suportado pela rede. Imediatamente, foi desligada a conexão e nunca mais foi utilizada. Em 2013, novamente, foi noticiado um suposto vazamento de esgoto na praia ocasionado por parte do hotel. A sub prefeitura do Peró, através do ex- sub prefeito Maurício Maia, esteve no local, abriu o calçadão e constatou que o cano que levaria esgoto do hotel para a rede do calçadão estava seco e sem utilização alguma, visto que não estava sendo utilizado. Nesta mesma ocasião, o ex-sub prefeito aproveitou a obra para lacrar definitivamente a ligação. Ou seja, o Hotel La Plage foi acusado injustamente. Depois desta vistoria, ficou devidamente registrado e comprovado que o sistema de esgoto do empreendimento (fossa, filtro e sumidouro) estão em perfeito funcionamento, ou seja, se existe algum tipo de poluição na Praia do Peró, esta não está sendo causada pelo Hotel La Plage", finalizou. 


O Sérgio Ricardo explicando para Homero Reis Silva, sub prefeito do Peró, a situação do Hotel La Plage


Nenhum comentário:

Postar um comentário