segunda-feira, 17 de março de 2014

SINAL VERMELHO: Prefeito de Cabo Frio alerta para queda na arrecadação do município

O motivo é a desativação de uma plataforma de petróleo na Bacia de Campos, que vai pressionar as finanças da cidade

Alair ao lado de Rosinha Garotinho e o prefeito
de Niterói Rodrigo Neves/ Edinho Ferrô
A cada dia está mais claro que os municípios produtores de petróleo devem voltar esforços para outras áreas, a fim de evitar o caos financeiro provocado pelo fim dos recursos gerados pelos royalties do petróleo. Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Cabo Frio, Alair Correa, voltou da reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) preocupado, descrevendo nas redes sociais, que o sinal vermelho para as finanças da cidade foi aceso. O motivo é concretagem da plataforma SS53, que fica localizada no campo de Marlin Sul, na bacia de Campos. 

Quem fechou a plataforma foi a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e, segundo o prefeito de Cabo Frio, não se sabe quando a mesma voltará a produzir, já que devido ao concreto, uma outra perfuração terá que ser feita, após a liberação da Marinha e instituições ambientais. O problem, de acordo com Alair Correa, é que a P53 é a principal a principal produtora de petróleo, que gera os royalties para a cidade.

"E a luz se acende porque a P53 é nossa principal produtora de Petróleo. Ainda não se sabe qual o impacto financeiro em nossa arrecadação mensal mas, como governo estamos muito preocupados. A Ompetro se comprometeu em fazer estudo e nos fornecer para termos a verdadeira noção do prejuízo, para então promovermos a redução de gastos da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. A luz vermelha foi acesa. Espero a compreensão e cooperação de todos", disse o prefeito Alair Corrêa no Facebook.

A reunião da Ompetro aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), em Niterói. O encontro contou com a presença dos prefeitos dos municípios produtores de petróleo. O objetivo foi a escolha da comissão que tratará dos resíduos sólidos destes municípios. Entre os participantes estavam a prefeita de Campos dos Goytacazes e presidente da Ompetro, Rosinha Garotinho e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Plataforma sofreu inclinação antes do Carnaval

A plataforma SS-53, da empresa Noble Paul Wolff), que sofreu uma inclinação e foi parcialmente evacuada na madrugada do dia 28 de fevereiro deste ano, estava marcada para receber uma manutenção geral a partir de abril. A plataforma é 
operada pela Petrobras na perfuração de poços no Campo de Marlim

Na época, a empresa chegou a emitir relatório de situação da frota disponível, no site da corporação. A Noble apontou que a data de expiração do contrato com a estatal, prevista para novembro, seria antecipada em "mais ou menos" 180 dias para "reparos e manutenção".

Nenhum comentário:

Postar um comentário